Chamamos de sacramentais os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo princípio é o de preparar os homens para receber o fruto dos Sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida.

O objetivo dos sacramentais é consagrar toda a vida do homem a Deus e também o seu ambiente de vida, para que ele esteja livre dos perigos e voltado sempre para Deus, livrando-os sempre dos pecados.

Pensando nesse objetivo listamos aqui 3 sacramentais para você ter sempre por perto, pois eles te aproximam mais de Deus. Veja:

A água benta

Água BentaA água benta tem o duplo significado de nos lembrar do nosso batismo e simbolizar a limpeza espiritual. É usada inclusive em exorcismos: o diabo não suporta a água benta porque é inteiramente impuro, imundo para toda a eternidade.

Ela evoca a água que fluiu do lado de Cristo, símbolo do batismo, e traz à mente o dia da derrota do diabo: a crucificação de Cristo para nos redimir do pecado e nos oferecer a salvação.

Um antigo costume era fixar recipientes com água benta em algumas paredes da casa: podiam ser simples copos de louça, em cuja água benta cada morador da casa tocava antes de fazer o Sinal da Cruz, acolhendo assim a bênção de Deus.

Era frequente que esses recipientes simples, porém dignos, estivessem fixados perto das portas, de modo que as pessoas recorressem a eles ao saírem e retornarem à casa, ou dentro dos quartos dos membros da família, como convite a se manterem sempre puros e próximos de Deus.

A água benta também ficava sempre ao alcance quando se desejava de modo especial afastar as influências do maligno.

O sal abençoado

Sal abençoadoTambém é um antigo costume manter em casa um pequeno recipiente de sal abençoado. É preciso pedi-lo ao pároco, embora hoje em dia muitos padres não estejam mais familiarizados com esta prática.

De fato, o sal abençoado é hoje um sacramental muitas vezes negligenciado. Apesar disso, ele representa uma poderosa arma contra o mal, conforme o texto usado na sua bênção de acordo com o Ritual Romano: o sal abençoado é descrito como símbolo de saúde para a mente e o corpo daqueles que o utilizam porque tem o sentido de nos livrar da impureza e nos proteger dos ataques malignos.

O próprio Cristo nos exorta, no Evangelho, a ser sal da terra e luz do mundo.

O crucifixo

CrucifixoOutro sacramental muito poderoso, e que é encontrado com mais frequência em nossas casas, é o crucifixo. Ele não apenas nos recorda o grande Amor de Deus para conosco, mas também é uma das armas principais contra os inimigos espirituais.

O crucifixo é a derrota de Satanás e o sinal de tudo o que ele despreza. O recomendável é ter um crucifixo em cada cômodo de casa, para meditar o mais possível no imenso sacrifício que Jesus fez por nosso amor e para a nossa redenção, além de nos encorajar a ser fiéis a Deus nas horas de tentação.

Lembre-se também de pedir a um sacerdote que abençoe os seus crucifixos.

Bônus: o escapulário

Um dos mais conhecidos sacramentais da Igreja é particularmente poderoso e inspirador: o escapulário de Nossa Senhora do Carmo. A respeito dele, você encontra uma explicação abrangente e fácil neste artigo:

Dê muita importância ao seu escapulário: ele é um seguro de salvação!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here